Curiosidade de uma árvore

(Quase) Tudo que você queria saber sobre as árvores e não sabia para quem perguntar
Por que as árvores crescem? Por que não andam? Como identificar se elas estão morrendo? A equipe do site da revista Recreio – parceira do Planeta Sustentável – responde essas e outras perguntas sobre o assunto para você não ficar com nenhuma dúvida. Mas se ainda restar alguma, escreva pra gente!



POR QUE AS ÁRVORES CRESCEM? E COMO SE DESENVOLVEM?
Porque o crescimento faz parte do ciclo de vida das árvores. E ocorre, principalmente, por causa da luz, que permite a realização da fotossíntese. Ou seja, a luz faz as plantas transformarem água e gás carbônico em oxigênio e carboidratos, que servem de alimento para elas. E a comida as faz crescer!

O crescimento também depende do local onde a árvore está: é comum que uma árvore cresça o mesmo tanto que outra próxima a ela para não ficar na sombra e sem luz

POR QUE AS ÁRVORES NÃO ANDAM?
Por causa das raízes, fixas ao chão: elas extraem do solo os nutrientes que as árvores necessitam. Assim, elas não precisam sair do lugar para se alimentar e nunca desenvolveram um mecanismo de locomoção. 

E você sabia que, apesar de as árvores não se moverem, as sementes delas podem ir longe? Vento, água e animais transportam as sementes para outros lugares, onde vão germinar e uma nova árvore nascerá.

POR QUE O TRONCO DAS ÁRVORES É MARROM?
Em muitas árvores, o tronco é marrom por ser formado por células mortas, que deixaram de receber, da planta, a hidratação necessária. 
As árvores de grandes cidades têm troncos ainda mais escuros por causa da poeira e da fumaça dos carros. Mas também existem troncos nas cores verde, cinza e até vermelha! Tudo depende da espécie da planta e até da umidade da região em que ela fica.

UMA ÁRVORE PODE MORRER?
Sim, só que isso leva décadas ou até milhares de anos para acontecer, conforme a espécie. Quando a árvore envelhece, as raízes não conseguem mais absorver do solo a água e os sais minerais necessários para viver.
Além disso, o transporte da seiva (substância que contém nutrientes) para de funcionar. Resultado: os galhos perdem força, as folhas caem, a casca se solta do tronco e a árvore pode tombar.

POR QUE ALGUMAS ÁRVORES SÃO ALTAS E OUTRAS SÃO BAIXAS?
Existem várias razões e a principal tem a ver com a genética. Há muitas espécies de árvores e cada uma carrega no código genético as características que terá, como o tamanho que vai atingir.
Mesmo assim, uma árvore que tem potencial genético para ficar bem alta pode não crescer muito se não receber a quantidade de luz ideal, se o solo não tiver nutrientes adequados para a espécie e se não houver bastante espaço para a raiz crescer (quanto menos espaço, menor ela fica).

COMO AS ÁRVORES DO MANGUE SOBREVIVEM?
Com várias estratégias! Para se fixarem na lama, elas têm raízes que se espalham horizontalmente por um espaço quase igual ao da parte superior da árvore.
Já para aguentar o ambiente salgado, elas eliminam pelas folhas o excesso de sal que entra pelas raízes.

POR QUE OS GALHOS SÃO PARA CIMA SE A GRAVIDADE PUXA TUDO PRA BAIXO?
Isso acontece graças a um hormônio que a árvore possui, chamado auxina. Essa substância é a responsável por fazer os galhos crescerem na direção contrária à da gravidade.
A auxina estimula o alongamento do caule e dos galhos das plantas, acelerando o crescimento deles para cima. Que poderosa!



0 Comments:

Postar um comentário